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Foto do escritorMauthe/Comm

O Alcance Orgânico das Redes Sociais


Pessoas utilizando redes sociais nos celulares.

A quantidade de curtidas que sua empresa recebe nas Redes Sociais não é um dado estatístico satisfatório para avaliar seu real desempenho. Afinal, quantas vezes vemos publicações que são divertidas ou interessantes, mas que não clicamos no botão curtir? Da mesma forma, também acontece com seus clientes, mas isso não significa que eles não estão por dentro das novidades e promoções que sua marca está publicando.


O Alcance Orgânico nas Redes Sociais é a capacidade de uma publicação ser vista por pessoas sem que haja a necessidade de pagar para sua publicação. Ou seja, é o número de seguidores que recebe as atualizações de publicações que não são impulsionados. É como se fosse um boca a boca virtual, em que as pessoas compartilham, comentam e interagem com o conteúdo de forma espontânea.


Mas como funciona esse alcance?

Imagine que você tem uma loja de roupas e quer divulgar seus produtos nas Redes Sociais. Você cria uma página no Facebook, no Instagram e no Twitter e começa a postar fotos dos seus looks, dicas de moda, promoções e novidades. Você espera que essas publicações cheguem ao máximo de pessoas possível, certo?


Mas nem sempre isso acontece. As Redes Sociais têm algoritmos que determinam quais conteúdos são mais relevantes para cada usuário, baseados em vários fatores, como o seu histórico de navegação, as suas preferências, os seus amigos, os seus interesses, etc. Esses algoritmos são como filtros que selecionam o que você vai ver no seu feed de notícias.


Do ponto de vista das Redes Sociais, inundar o Feed de Notícias com várias publicações não é uma experiência ideal para o usuário, o que faz perder relevância na entrega.

Então, se você quer que o seu conteúdo tenha um bom alcance orgânico, você precisa criar publicações que sejam interessantes, atrativas e engajadoras para o seu público-alvo. Você precisa conhecer bem quem são os seus clientes, o que eles gostam, o que eles precisam, o que eles querem ver nas Redes Sociais. Você precisa oferecer valor para eles, seja informação, entretenimento, inspiração ou solução.


Mas não basta só postar conteúdo de qualidade. Você também precisa postar na frequência certa. Se você postar muito pouco, você corre o risco de ser esquecido pelo seu público e pelos algoritmos. Se você postar muito, você pode saturar o seu público e gerar o efeito contrário: em vez de atrair, você pode afastar as pessoas.


Por isso, é importante ter um planejamento de conteúdo e uma estratégia de frequência de postagem. Não existe uma regra única que sirva para todas as empresas, mas é recomendável fazer testes e análises para descobrir qual é o melhor ritmo para a sua marca.


As publicações nas Redes Sociais é um desafio para as empresas, mas também uma oportunidade de se conectar com o seu público de forma autêntica e humana. Por isso, para alcançar os melhores resultados, precisará complementar os esforços orgânicos com alguma publicidade paga (publicação impulsionada), além de investir em conteúdo de qualidade e em uma frequência equilibrada.

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